11/06/2010

Tear de Jacquard: Como um tear manual levou ao nascimento da Era da Informação


Frequentemente se ouve que os computadores de hoje foram inspirados pelo tear de Jacquard. Faz sentido: ambos são baseados em um sistema binário,os computadores na linguagem que usa zeros e uns, os teares com liços que estão para cima ou para baixo.
Um livro chamado Tear de Jacquard: Como um tear manual levou ao nascimento da Era da Informação, 256 páginas, Oxford University Press, dezembro de 2004, documenta como o computador descende do tear de Jacquard, a primeira máquina automática do mundo usada na  tecelagem, desenvolvida a partir de um projeto feito  por Joseph-Marie Jacquard, na virada do século 19.
O autor apresenta uma linha do tempo, movendo-se de uma inovação para a outra, a partir de Lyon, França, até chegar ao computador da atualidade .
 Um século mais tarde,  Herman Hollerith, nascido em 1860 em Buffalo, Nova York, teve idéia de usar o método desenvolvido por Jacquard numa máquina de tabulação usando cartões perfurados para registrar e processar as informações para o Censo dos EUA em 1880 e 1890. Isto conduziu ao nascimento da IBM, que começou como CTR sob Thomas Watson com Hollerith como consultor.

Um grande conto de mentes brilhantes que pensam muito à frente de seu tempo, este livro vai agradar dois tipos de leitores, aqueles que amam um belo tecido e aqueles que amam poderosas unidades de disco rígido.

Nenhum comentário: